"Cristiano Ronaldo foi o jogador mais talentoso com quem trabalhei. Ele ultrapassou todos os outros que treinei no United - e foram muitos."
Em sua autobiografia, Alex Ferguson não poupa elogios a Cristiano Ronaldo, seu pupilo em Manchester de 2003 a 2009. O treinador se orgulha dos feitos de Ronaldo na Inglaterra: 118 gols em 292 jogos. Gol na final da Champions 2008. Despedida do clube na final da Champions 2009.
Com base nos relatos do próprio Sir, exploramos um pouco a relação entre ele e Cristiano, que extrapolou o futebol e se tornou quase fraternal.
Trazendo a joia do Sporting
Real Madrid e Arsenal disseram que poderiam ter comprado Ronaldo junto ao Sporting, mas o United tinha uma parceria com o clube português. Olheiros de um clube iam trabalhar no outro. Carlos Queiroz chegou ao United em 2002 já alertando Ferguson: "Temos que prestar atenção num jovem do Sporting".Alex mandou um olheiro a Portugal. Quando voltou, Jim Ryan foi enfático: "Wow. Eu não esperaria muito (para contratar)."
O Manchester United fez um amistoso contra o Sporting e Ronaldo destruiu John O'Shea, encarregado da marcação. Em conversas preliminares, o Sporting queria manter Cristiano por mais dois anos e Ferguson parecia concordar com a ideia. Mas depois deste amistoso, as coisas mudaram. Alex não teve mais dúvidas: "Nós não vamos sair daqui sem contratar esse garoto." SAF explicou o sentimento após o amistoso: "Você está sentado assistindo um jogo no domingo de manhã quando de repente vê o próximo George Best, Ryan Giggs ou Bobby Charlton. Foi assim que me senti naquele dia em Lisboa. Uma revelação."
No Sporting, Ronaldo enfrentou o United em 2003 |
Ferguson foi informado que o Real Madrid teria oferecido £8 milhões por Ronaldo e falou para o clube oferecer 9. "O negócio foi concluído bem rápido, com cláusulas que levaram o valor perto de £12 milhões. A única condição foi que se vendessemos ele, o Sporting teria preferência. Então dias antes de vendermos para o Real, avisamos o Sporting que ele custaria £80 milhões. Sem surpresas, eles não nos mandaram nenhum cheque."
Talento inacreditável
"O que sempre pensei sobre o Ronaldo é que mesmo tendo um jogo horrível ele seria capaz de criar três chances. Todo santo jogo. Reveja todas as partidas, você não vai achar uma em que ele não criou pelo menos três chances. Ele tinha um talento inacreditável. Desempenho nos treinos, força, coragem, habilidade com os dois pés, jogo aéreo."Ainda que estivesse encantado com o talento de Ronaldo, Ferguson reconhecia que o garoto ainda não estava maduro.
"No começo, não há dúvidas que ele fazia cena. Quando ele começou a treinar em Carrington, era desarmado e caía no chão gritando: Aaah! Os jogadores não pegavam leve com ele. Quando percebeu que ninguém ficaria assistindo ele gritar e atuar, ele mudou. Rapidamente aprendeu a não fazer esse tipo de coisa. Sua inteligência ajudou. Ele era um moleque muito esperto."
A ida ao Real Madrid
"O Madrid pagou por ele £80 milhões à vista, sabe por quê? Foi uma forma do presidente deles, Florentino Pérez, dizer para o mundo que 'Nós somos o Real Madrid, o maior de todos'. Foi inteligente da parte deles."Quando Ramon Calderón disse em 2008 que Ronaldo um dia seria jogador do Real Madrid, Alex Ferguson não gostou. O treinador encontrou Cristiano em Portugal e viu o jovem com um ímpeto incontrolável de jogar em Madrid. Mas Alex convenceu-o a ficar por mais uma temporada: "Eu preferia dar um tiro em você do que vendê-lo para aquele cara agora (Calderón). Você não pode sair neste ano, mas se continuar a jogar bem e alguém oferecer um valor absurdo por você, nós vamos aceitar".
SAF diz que segurar jovens talentos no Man United, enquanto não são reconhecidos no mundo todo, não é um problema. Mas quando se destacam e viram astros, a pergunta passa a ser: até quando? "Eu sabia muito bem que se o Real Madrid viesse com £80 milhões, Cristiano sairia."
Mas além de olhar pra trás com gratidão, Ferguson considera um "bônus" ter mantido Cristiano Ronaldo por 6 temporadas - ele esperava ter o português por 5.
Durante a sua carreira, Cristiano Ronaldo já se referiu a Alex Ferguson como uma "figura paternal" diversas vezes. O carinho é mútuo: "Quase tão importante para mim quanto as suas atuações brilhantes é que continuamos próximos depois que ele saiu para o Real. Nossa ligação sobreviveu: um final feliz num jogo de relações temporárias."
Declarações
Contratação certeira. "Quando há pressa para resolver problemas, erros acontecem. Fazíamos o nosso melhor quando trabalhávamos um plano durante anos, estudando um jogador e compilando informações. Nós sabíamos tudo sobre Cristiano Ronaldo antes da contratação."Os únicos comparáveis a Ronaldo? Paul Scholes e Ryan Giggs. "Porque contribuíram com o Manchester United brilhantemente por duas décadas".
Ronaldo ou Messi? "Ronaldo tem um físico melhor, é melhor no ar, joga com as duas pernas e é mais ráppido. Messi tem algo mágico quando a bola toca no seu pé. É como se ela aterrizasse em uma cama de penas. Seu baixo senso de gravidade é devastador. Schmeichel (ex-goleiro) achava que Ronaldo poderia jogar em um time ruim, enquanto Messi não poderia. É um ponto válido."
0 comentários:
Postar um comentário